Metatarsalgia

 

Em Resumo:

Metatarsalgia Causa/sintomas:  metatarsalgia refere-se a uma dor na zona metatársica do pé, pode ser provocada por ossos metatársicos de diferentes tamanhos, ou quando uma cabeça de um metatarso produz mais força contra a base do pé.

Ortótoses ou almofadas especiais poderão ajudar.

Necessidades em calçado: para acomodar alguém com este problema devemos certificar-nos que existe espaço suficiente para as ortótoses ou almofadas, é também muito importante identificar outros problemas como a pronação, e acomodá-los. 

A dor e inflamação do pé na "maçã do pé," essa área entre a arcada e os dedos do pé, é chamada geralmente metatarsalgia. A dor centra-se geralmente  num ou  mais dos cinco ossos (metatarsos) do pé.

Causas da dor do pé

Às vezes, a dor do pé é causada por um calo que se formou no fundo do  pé. Um calo é uma acumulação de pele que se forma em resposta à pressão excessiva sobre o osso. Normalmente, um calo não é doloroso, mas o acumular de pele pode aumentar a pressão e eventualmente tornar o caminhar difícil.

Sapatos mal acomodados, demasiado apertados ou estreitos no pé podem causar dor. Os sapatos apertados espremem o pé e aumentam a pressão; os sapatos soltos deixaram o pé deslizar, causando fricção.

Dor  debaixo do pé pode indicar um ligamento lesionado ou um inflamação  na articulação. 

Tratando a dor do pé

Na maioria das vezes, medidas práticas podem ajudar a aliviar dor do pé .

  • O seu medico pode recomendar que você utilize uma palmilha ortopédica (ortótoses) do tipo de amortecimento de impactos, ou que utilize outro tipo de sapatos.

  • Por vezes, a  simples compra de sapatos que acomodem correctamente pode resolver o problema. Os sapatos devem ter uma caixa dos dedos larga e espaçosa. Os saltos devem  ser evitados .

  • Humedecer os pés para amaciar os calos, removendo então alguma da pele dura com uma lima para calos  também  libertará alguma pressão.

  • Ocasionalmente,  pode ser necessária cirurgia para remover a saliência óssea ou para corrigir alguma deformidade.

Clique para outras vistas do pé.

Vista Frontal (antepé) Vista Dorsal (medio pé) Vista tornozelo (retropé) Vista lateral Vista Plantar

Este material foi desenvolvido pela academia americana de cirurgiões ortopédicos  - www.aaos.org

Informação legal

Share/Bookmark