Joanetes

Se a articulação do dedo do pé grande a seu pé se apresenta dorida e inchada, você pode ter um joanete . Mais de  metade das mulheres  têm joanetes, um deformidade comum, frequentemente relacionada com  o uso de sapatos apertados, estreitas, e com salto alto. Os joanetes podem ocorrer pela via hereditária, mas muitos são devido ao uso de sapatos apertados. Nove  em cada dez casos de joanetes acontece em mulheres. Nove em cada dez mulheres usam o calçado demasiado pequeno. Os  sapatos Demasiado apertados podem também causar outros problemas incapacitantes dos pés como calos, cravos e dedos em garra ou malha.

 

Com um joanete, a base de seu dedo grande do pé (articulação metatarsofalangica) incha e volta-se para fora. A pele pode apresentar-se vermelha e macia. o uso de  qualquer tipo de sapatos pode tornar-se doloroso. Quanto maior se tornar o joanete, mais que fere ao caminhar. Pode surgir uma bursite .O dedo grande pé  pode curvar na direcção do segundo dedo do pé, ou colocar-se sob este. A pele no fundo de seu pé pode tornar-se mais grossa e dolorosa. A pressão de seu dedo grande do pé  pode forçar o segundo dedo a desalinhar, sobrepondo-se por vezes ao terceiro dedo. Um joanete num estado avançado pode fazer o pé  apresentar-se grotesco. Se o joanete se tornar demasiado severo, pode ser difícil caminhar. A dor pode tornar-se crónica e você poderá desenvolver artrite.

Alivio dos joanetes

A maioria dos joanetes são tratáveis sem recurso a cirurgia. A prevenção é sempre o melhor. Para minimizar as possibilidades de desenvolver um joanete, nunca force o pé em sapatos estreitos. Escolha as sapatos, espaçosos que se ajustam à forma de seus pés. Procure sapatos com formatos largos, caixas dos dedos espaçosas e solas macias. Evite sapatas curtos, ou em forma de bico, e com saltos mais altos 2 centímetros. Se  já possui um joanete, utilize sapatos bastante espaçosos, de forma a não aplicar pressão sobre este. Isto deve aliviar a maioria da dor. Pode também tentar usar almofadas protectoras para amortecer a área dolorosa.

Se o joanete progredir ao ponto em que tenha dificuldade em caminhar, ou sente dor apesar de utilizar sapatos confortáveis, poderá necessitar de cirurgia. A cirurgia de um joanete realinha os ossos, os ligamentos, os tendões e os nervos assim que seu dedo é colocado na posição correcta.

Clique para outras vistas do pé.

Vista Frontal (antepé) Vista Dorsal (medio pé) Vista tornozelo (retropé) Vista lateral Vista Plantar

Este material foi desenvolvido pela academia americana de cirurgiões ortopédicos  - www.aaos.org

Informação legal

Share/Bookmark